segunda-feira, 26 de maio de 2008

Programação de Índio: Jardinagem

"No coração de quem faz a guerra
Nascerá uma flor amarela
Como um girassol
Como um girassol
Como um girassol amarelo, amarelo"

Como demos à dica na edição passada sobre o Girassol (Programação de Índio, edição Decoração) nesta iremos apresentar os cuidados necessários para que a sua plantinha não morra na primeira semana que chegar à sua casa.
Trata-se de uma planta robusta e mu
ito resistente, que produz flores na primavera e no verão, mas pode florescer o ano todo, especialmente sob temperaturas entre 18 e 30 graus C.

O cultivo do girassol é simples. Vejamos algumas dicas:

  • O local deve ser bem ensolarado com, no mínimo, 4 horas de sol direto, todos os dias;
  • Por ser uma planta anual, recomenda-se o replantio a cada ano;
  • O solo ideal para o plantio deve ser composto de: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia, tudo bem incorporado;
  • Recomenda-se regar sempre que o solo apresentar-se seco. Se a planta for cultivada em vaso, observar que a superfície do solo não deve apresentar-se totalmente seca;Não é necessário, porém a rega diária para não apodrecer as raízes ou o próprio caule por exagero na rega, o que é muito comum de acontecer com principiantes.
  • Adubações periódicas garantem uma planta saudável e floração abundante;
  • Quanto às pragas e doenças, dificilmente o girassol apresenta problemas, mas recomenda-se a observação constante, pois a proximidade com outras plantas pode favorecer a transmissão. Em alguns casos pode ocorrer ataque de lagartas, mas, se eliminadas logo no início do aparecimento, não causarão maiores problemas.
Boa sorte!
" A harmonia do passista vai encantar a avenida E todo o povo vai sorrir, sorrir, sorrir"

Programação de Índio: Decoração

Sua casa está sem graça, sem vida, sem decoração. Você já entra vendo aquele sapato largado no meio da sala e aquela calcinha/cueca usada no mês passado jogada embaixo da cama.

O Programa de Índio não possui bola de cristal, mas nós sabemos a bagunça que aí deve estar e mesmo que não esteja algo ainda falta, alguma coisa que harmonize esse lugar de descanso, estudo, relaxamento, momento com a família, almoço com amigos, brigas e muita novela das oito e sessão da tarde que é a sua casa.

Para isso o PDI pesquisou entre populares e descobriu uma fórmula mágica para pelo menos harmonizar o seu ambiente.

Cultivar plantas foi à resposta que encontramos para isso. Além de ser um passatempo nos momentos de ócio, decora e embeleza o seu lar.

Entretanto, a planta escolhida pelo PDI como sugestão deveria seguir um critério para que se você realmente adquirisse tivesse algo que ajudasse nos seus momentos do cotidiano, com isso voltamos a pesquisar.

Amarelo. Para mandar a tristeza para longe, o uso do amarelo. A cor ajuda a aumentar a vivacidade. Também estimula a criatividade necessária para lidar com os problemas e situações do dia-a-dia. Cor alegre permite espantar a tristeza e espalhar vivacidade.

Verde. Indicado para quem está muito impulsivo, tomando decisões precipitadas. O verde procura equilibrar e controlar as emoções. Faz com que a pessoa não tome atitudes impensadas ou faça julgamentos errados.

Juntando as duas cores se destacou, entre tantas outras, o Girassol, afinal, seu formato exótico e o tom amarelo-alaranjado intenso acrescentam vida e dinamismo aos ambientes. No jardim, os girassóis brilham majestosamente, exibindo sua intrigante rotação, sempre voltada para o sol.

Isso não significa que você não possa criar outras espécies, leitor, você pode e deve criar todos os tipos de plantas, até porque, sinta-se a vontade, a casa é sua.