domingo, 8 de junho de 2008

Meio Ambiente

Jogaram a Isabela da janela, mais um avião cai no matagal, algumas pessoas morrem eletrocutadas no trio do Cheiro, e enquanto essas matérias são vomitadas pelos jornais ninguém lembra os números alarmantes lançados todos os anos de que 5 mil diferentes tipos de vida estão desaparecendo para sempre da Terra.Apenas no Brasil, 207 espécies correm risco de extinção. Algumas são verdadeiros símbolos da fauna nacional, como a onça-pintada, o sagüi , a ariranha, o jacarpe-de-papo-amarelo, o tatu-canastra e o guará.
A destruição de habitat e as pressões provocadas por desmatamentos, queimadas, caça ilegal e captura de animais para o tráfico são apontadas como as ações humanas que mais causam impacto na sobrevivência dessas espécies.

Talvez, o leitor não goste de animais e veja tudo isso como grande bobagem, mas nunca se esqueça que você não mora apenas em sua casa e sim em um planeta, portanto, não adianta fechar as portas e janelas o resultado de tudo ultrapassará a barreira da parede e chegará até você.

Seja um cidadão mundial.

Proteja o Meio Ambiente!


PDI Profissões - Direito

Vai fazer o vestibular esse ano e ainda está na dúvida de que curso escolher? O PDI profissões está aí para te ajudar. Vamos fazer um breve resumo sobre várias profissões para tentar acabar com suas dúvidas.
A profissão dessa semana é Direito, fique ligado.

Legislação, esta é a palavra de ordem no curso de Direito, ciência das normas que disciplinam as relações entre os indivíduos na sociedade, que tem disciplinas básicas, como português, sociologia, filosofia, teoria do Estado e introdução à economia. E matérias mais específicas, como introdução ao estudo do processo civil, direito comercial, constitucional e medicina legal.O profissional desta área pode atuar na carreira jurídica, prestando concurso público para delegado, juiz, desembargador ou ainda ministro de tribunais superiores. Na advocacia atua na área de advocacia pública, como promotor ou procurador. Ou ainda trabalhar no setor privado, representando pessoas físicas e jurídicas e defendendo seus interesses em ações e processos diante da justiça.O curso exige muita leitura daqueles que escolhem o Direito como profissão, sendo que a área em expansão é o Direito Internacional, que com a progressiva queda das barreiras comerciais entre os países e a globalização da economia, exige uma demanda de profissionais especialistas em questões internacionais.Engana-se quem pensa que basta cursar os cinco anos de faculdade e já se torna um bacharel em direito, pois, ao final do curso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) exige que os formados façam uma prova para receber o registro e carteira profissional e só então ser considerado advogado, que apesar da saturação de profissionais no mercado, ainda existem boas oportunidades na área, especialmente no serviço público.

Faculdades

Públicas: UNEB (Camaçari/ Jacobina/ Juazeiro/ Paulo Afonso/ Valença/ Salvador), UEFS (Feira de Santana), UESC (Ilhéus), UESB (Vitória da Conquista), UFBA (Salvador).

Particulares: FTC (Itabuna/ Salvador/ Vitória da Conquista), FAMEC (Camaçari), UNIME, FABAC (Lauro de Freitas), FJA, UCSAL, UNIFACS, UNIRB, FIB, FACSAL, FTE (Salvador).EXISTEM OUTRAS FACULDADES NO INTERIOR.

Salário Inicial: De 1300 a 2000 reais.

Concorrência: 21,2 c/v (UFBa)