sábado, 14 de junho de 2008

PDI Profissões - Jornalismo

Jornalista: o profissional da informação. Nem só de televisão, rádio e jornal vive um profissional da área.
O jonalista é um profissional da notícia, que busca informações atualizadas e de interesse público ou privado, divulgando - a pelos meios de comunicação como jornais, rádios, revistas, internet e televisão. Redige e edita reportagens, entrevistas, artigos, adaptando a abordagem dos textos ao tipo de veículo e de público à que se destinam. Para exercer a profissão é preciso obter o registro nas Delegacias Regionais do Ministério do Trabalho.

Áreas de Atuação: Assessoria de imprensa, jornais, emissoras de rádio e televisão, revistas, agências de notícias, publicações dirigidas e instituições de ensino e pesquisa, fotojornalismo, editor.
O curso tem duração de 4 anos e o salário médio inicial é de R$ 1.200.

Faculdades:

Particulares: Faculdade da Cidade, FTC, Jorge Amado, FIB.

Públicas: UFBa, Uesb e Uneb.

Programação de Índio - Filmes

Para quem gosta de filmes de animação, julho será um ótimo mês. Dia 4 de julho estréia o filme
Kung Fu Panda que tem no elenco o ator Jackie Chan.

Sinopse:

O irreverente e preguiçoso panda chamado Po (Jack Black) é o único capaz de salvar o Vale da Paz do vilão Tai Lung (McShane), um poderoso leopardo das neves. Com os ensinamentos de Shifu (Dustin Hoffman), Po se torna um grande mestre do Kung Fu, à semelhança do Mestre Macaco (Jackie Chan), um exímio guerreiro que é tudo o que o panda quer ser.

O filme tem duração de 95 minutos. Então anote aí na agenda para não esquecer dia 4 de julho, Kung Fu Panda nas telonas.

Comentário da Semana / PDI nas ruas


Essa semana o PDI foi às ruas para saber se as ocupações dos soteropolitanos permitem uma disponibilidade de tempo para o lazer, e como esse tempo é aproveitado.
Para resolver essa questão entrevistamos 20 pessoas, entre 14 e 30 anos de idade. E a partir dos dados analisados chegamos a um ponto comum.

TOP 3 - Os preferidos quando o assunto é lazer:

Em terceiro lugar, 15 % dos entrevistados preferem ir a bares, lanchonetes e restaurantes.

Em segundo lugar, 35% disseram que preferem praia.

E em primeiríssimo lugar, 60% dos entrevistados afirmaram preferência por shopping e cinema.

Com tão pouca diversidade nos locais citados pelas pessoas, percebemos que precisamos de um elo que ligue os eventos culturais às pessoas, até porque o índice apresentado dos que freqüentam locais públicos, e fazem verdadeiros programas de índio são baixos, totalizando 5% dos entrevistados.

É para isso que o PDI está aqui, criando o elo entre cultura e o cidadão.

Leitor, agora queremos a sua opinião. Você acha que o seu trabalho/escola, te possibilita tempo de folga suficiente para o seu lazer? E como você aproveita o seu tempo livre?

Comentário da Equipe:

Em primeiro lugar agradecemos a colaboração dos entrevistados, que foram bastante prestativos com a equipe do PDI e também a nossa amiga Taís que foi de fundamental importância.
Como os entrevistados deram mais de uma opção de lazer, os dados percentuais ultrapassaram 100%.

Novidades Tecnológicas

Jogo de computador gratuito poderá render Prêmio Nobel de Medicina

Cientistas lançaram um jogo de computador cujos resultados poderão render um Prêmio Nobel de Medicina. Em vez de derrotar monstros ou resgatar princesas, o novo jogo gratuito transforma em competição um dos maiores desafios da ciência atual: descobrir como se dá o processo de dobramento das proteínas.


Dobramento das proteínas

Descobrir como as proteínas dobram-se em formatos específicos é um dos maiores desafios para os cientistas que procuram desvendar os segredos do funcionamento do corpo humano e até mesmo da própria vida. Esse processo está na base de mistérios biológicos, como o Mal de Alzheimer e o mecanismo de infecção do HIV.

Simuladores rodando em supercomputadores conseguem calcular todos os formatos possíveis de uma determinada proteína. Mas, quando se fala de todas as proteínas, a tarefa de cálculo matemático é tão grande que mesmo todos os supercomputadores da Terra juntos levariam séculos para resolvê-la.


Se você se interessou e gostaria de ver essa matéria na integra o link é Inovação Tecnológica.


Obs.: Se houver algum erro ou não abrir a página do endereço indicado deixe-nos um comentário para solucionarmos o problema.

Programação de Índio: Livros

Ensaio sobre a cegueira é um romance do escritor português José Saramago publicado em 1995 e traduzido para diversas línguas.
O romance aborda a emergência de uma inédita praga de uma repentina cegueira abatendo uma cidade não identificada, inexplicável e incurável. Tal "cegueira branca" — assim nomeada pois as pessoas infectadas percebem em seus olhos nada mais que uma superfície leitosa — manifesta-se primeiramente em um homem sentado no trânsito e, lentamente, se espalha pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos, pela obscuridade, a meros seres lutando por seus instintos. À medida que os afectados pela epidemia são colocados em quarentena, em condições desumanas, e os serviços estatais começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afectada pela doença que cega todos os outros.

Para download do livro indicamos http://www.4shared.com/file/49072452/cc71e072/
Jos_Saramago_-_Ensaio_Sobr_a_Cegueira.html

mas o Programa de Índio não se responsabiliza por downloads mal sucedidos no site indicado, apenas reproduzimos o endereço encontrado na web.

Boa leitura.